Retirada de cânula de Traqueostomia

Retirada de cânula de Traqueostomia


O procedimento

A retirada da cânula de Traqueostomia é o momento mais esperado entre os pacientes, uma vez que permite que o paciente respire novamente a partir das  vias superiores. 


O processo de remoção da cânula requer uma equipe multidisciplinar e deve-se levar em conta a deglutição e a respiração. Ambas devem estar adequadas, para que se tenha uma decanulação com sucesso. Trata-se de uma intervenção em etapas e, a depender do caso, pode demorar algum tempo. 


O mais importante é que a retirada da cânula de traqueostomia seja feita de forma segura e sem pressa. Sempre existe algum risco relacionado à retirada da cânula. Entretanto, estudos científicos demonstram que estar sem a cânula de Traqueostomia melhora significativamente a qualidade de vida. 

Tire suas Dúvidas

Preencha o formulário abaixo com suas dúvidas ou ligue para nós!
WhatsApp

Contact Us

Indicações

Indica-se a retirada da cânula de traqueostomia para casos em que o paciente apresenta uma mecânica respiratória adequada, sem a necessidade de ventilação mecânica, bem como com a ausência de obstrução de vias aéreas superiores, secreções controladas e deglutição previamente avaliada.

Cuidados Necessários

Antes do procedimento, o paciente deve passar por consulta para exame médico. São realizados exames de imagem (Tomografia Computadorizada), Broncoscopia, e avaliação endoscópica da deglutição. Assim, teremos certeza de que não há nenhuma obstrução na respiração, a laringe e a traqueia estão preservadas e o paciente consegue engolir alimentos e líquidos sem engasgar. 


Depois do procedimento, é necessário seguir as recomendações médicas a respeito da troca de curativo, que deve ser feita duas vezes ao dia. É importante estar atento à cicatrização e às possíveis complicações.

Entre em Contato

Agende uma Consulta

Endereço

Av. Albert Einstein, 627 - Bloco A1

2º andar - Consultório 210


Principais Dúvidas


  • Tenho câncer. É possível retirar a cânula de traqueostomia?

    Depende da localização do câncer e do tipo de acometimento da laringe e/ou traqueia. A retirada definitiva da cânula de traqueostomia é mais difícil em casos oncológicos. No entanto, o uso de algum tipo de prótese pode ser tentado, o que, na maior parte das vezes, melhora a qualidade de vida. 


  • Tenho Traqueostomia e não consigo mais falar. Vou voltar a falar?

    Provavelmente sim. A ablação fonatória (estar sem voz) pode acontecer por diversos motivos. Tratando-se de doença benigna (estenose de traqueia), a chance de conseguirmos que o paciente volte a falar é alta. 

Share by: