Traqueostomia em Crianças
O procedimento
A traqueostomia na faixa etária pediátrica é bastante temida pelos pais, pois afetará de sobremaneira a criança. Na maior parte das vezes, os pais não sabem o que é uma cânula de traqueostomia e não estão preparados para as mudanças que virão após o procedimento. Portanto, antes da realização do procedimento é necessário que os familiares entendam a situação do menor e se familiarizem com a nova situação.
É possível que a criança tenha um desenvolvimento normal mesmo com a cânula de traqueostomia. Existem diversas iniciativas globais para crianças com traqueostomia. Todas tem como objetivo o desenvolvimento científico e o suporte psico-social para que o menor tenha um desenvolvimento psicológico e intelectual normal, associado a uma boa qualidade de vida.
Tire suas Dúvidas
Contact Us
Indicações
1 - Intubação orotraqueal prolongada com falhas de extubação;
2 - Alterações laríngeas graves;
3 - Estenose de traqueia recidivante;
4 - Doenças neuromusculares degenerativas;
5 - Aspiração broncopulmonar intratável com déficit neurológico grave;
6 - Tumores das vias aéreas superiores.
Cuidados Necessários
O cuidado com a criança com traqueostomia dependerá muito do estado geral. Pode variar de simples aspirações e limpeza da cânula até um sistema de Home Care (atendimento domiciliar).
Em todos os casos, deve-se realizar nebulização e limpezas periódicas da cânula de traqueostomia. É importante ressaltar que a retirada acidental da cânula de traqueostomia pode ocorrer. Neste caso, tente recolocá-la imediatamente. Se não conseguir, procure uma unidade de pronto-atendimento com brevidade.
Além disso, é fundamental estar atento a todas as recomendações médicas em relação aos cuidados diários, desde a questão da limpeza, manutenção até a necessidade de troca do tubo e acompanhamento com especialista.
Entre em Contato
Endereço
Av. Albert Einstein, 627 - Bloco A1
2º andar - Consultório 210